Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Mirador está localizada em um lote de 509,00 m2 em La Paz, na Bolívia, e se destaca por seu design e localização única.
A casa está formalmente planejada em três volumes. O volume inferior é inserido na topografia em declive, formando uma base próxima ao nível da rua principal para acomodar os volumes subsequentes. O segundo volume, correspondente ao térreo, aproxima-se da rua principal, liberando parte da superfície coberta do volume inferior, formando o Mirante, principal atração da casa.
Funcionalmente, os pisos são bastante limpos, resultado da modulação estrutural, que permite reduzir o número de fechamentos verticais, gerando espaços abertos que não comprometem a privacidade ou o isolamento. Isso porque, embora tenham portas que dividem os espaços, podem ficar escondidas atrás de coberturas ou móveis, dando ao lar a flexibilidade de fechar ou unificar o espaço.
Os diferentes ambientes foram estrategicamente localizados na casa. Na fachada voltada para a rua principal encontram-se as circulações horizontal e vertical, bem como os espaços menos utilizados, de forma a proporcionar maior privacidade e vistas privilegiadas aos espaços principais e mais utilizados, como os quartos, a sala de estar, a sala de jantar quarto, cozinha e escritório. Estes últimos ambientes estão localizados na fachada posterior, em frente à rua principal, e oferecem as melhores vistas panorâmicas da cidade, dando aos moradores da casa a sensação de estar em um mirante perpétuo.
Em relação aos materiais utilizados, foi dada prioridade à pureza e qualidade. Esses materiais são meticulosamente selecionados e colocados desde o início do projeto. Materiais como concreto aparente, aço, painéis de madeira ripada dentro da casa e painéis de vidro do chão ao teto que oferecem transparência excepcional podem ser apreciados.